O que é ouvir para o gravador de voz?

O que o ouvido ouve e o que o gravador ouve

O que ouve o ouvido?

O ouvido normalmente capta a seguinte faixa de som: 20-20.000 Hz. O gravador poderia captar muito mais, mas por economia de espaço, o formato de compressão .mp3 descarta o som abaixo de 20 hertz e acima de 20.000 hertz. Essa é a funcionalidade do formato .mp3 que tanto nos é caro.

O gravador ouve mais?

Sim, o microfone do gravador entretanto não está regulado para captar e gravar com grande volume, por questões técnicas. A regulagem é gravar com baixos decibéis (medida de intensidade de som), para que depois possam ser feitas as modificações necessárias pela engenharia de som.

A qualidade do som

Basicamente, o transcritor é todo ouvidos. Tenta ouvir o que o seu gravador gravou na hora da entrevista. E, para transcrever bem, o som precisa estar claro e a diferença entre o ruído do ambiente deve ser de pelo menos 20 decibéis de intensidade. Parece muito complicado? O seu Android ou IOS pode ter um APP com a função do decibelímetro, que é o aparelho que mede a intensidade.

Uma experiência sobre qualidade de som

A experiência consistiu no seguinte, saber como o gravador capta o som a diferentes distâncias (30 centímetros e 1 metro) e com diferentes tipos de compressão de arquivo, sendo o segundo o formato .acc, usado para enviar recados de voz por WhatsApp por exemplo.

Diferenças

O que o aparelho de som tocou (som original)

O que o gravador ouviu a 30 cm e 1 metro – com gravação de alta qualidade (.wav)

O que o gravador ouviu a 30 cm e 1 metro – com gravação de baixa qualidade (.acc)

Nível de som amplificado (gain de 400%) – alta qualidade (.wav)

Nível de som amplificado (gain de 400%) – baixa qualidade (.acc)

Prefira gravar em alta qualidade

Essa é a nossa recomendação, pois o transcritor depende que o áudio seja límpido. Respeite a distância de até 1 metro para gravação, pois acima disso o pequeno microfone do gravador não consegue captar o que está sendo acima disso. O transcritor acaba adquirindo audição apurada e se desgasta demais quando recebe áudio ruim. Muitos ficam com enxaqueca e a qualidade da produção cai vertiginosamente, mesmo nos mais experimentados.

Sejamos honestos

Qual é o valor que cobramos quando o áudio é insalubre porque não foi gravado adequadamente? Pode ter certeza que será acrescido pelo menos 20 porcento ao preço final. Mas tudo depende. Depende também da sua simpatia em tratar conosco.