O que é transcrição de áudio

O que é transcrição de áudio

O que é transcrição de áudio?

O que é transcrição de áudio parece uma pergunta fácil de ser respondida. “Ah, é só escrever o que os outros falam, mesmo que falem errado não precisa corrigir”. E é assim que tenho visto a descrição de nosso trabalho, empobrecida por aí. A imagem do profissional de transcrição está desgastada, mas ainda é tempo de reverter para um reduzido grupo de pessoas dedicadas e apaixonadas à profissão.

Nesses quatro anos de atividade, vimos de tudo, mas pouco esforço no sentido de padronização e investimento em treinamento de pessoas para encarar o desafio de uma atividade que ainda é, e será, essencialmente artesanal.

Esta atividade, talvez, seja o único em que nós, brasileiros, não seremos superados por uma concorrência vinda do exterior, mas apenas dentro do país mesmo, o que não é pouca coisa. Os desafios vindouros são grandes.

Mas, o maior desafio não é o que vem ao nosso redor, mas é o que vem de nosso interior. Nesse trabalho a luta não é nem dia a dia, mas é segundo a segundo, minuto a minuto, palavra por palavra, ‘vírgula’ por ‘vírgula’.

Porque transcrição de áudio é isso, ouvir cada palavra e entender seu significado dentro do discurso, dando fluidez ao texto, pontuando corretamente e grafando corretamente, mas principalmente, pesquisando e deixando o produto final próximo do nosso objetivo de entrega de 99 por cento de qualidade.

O que significa qualidade 99? É o nome que damos à medida da Acuidade, o número de linhas que não recebeu uma ação do revisor, sobre o número de linhas total produzido pelo transcritor. A acuidade é mensurável, e através de uma metodologia adequada de trabalho é que conseguiremos entregar um bom texto transcrito.

Transcrever é o ato de transpor de maneira o mais próximo do que foi falado, um áudio para texto editável para ser arquivado como um documento em um editor de texto. E a luta maior é contra nosso próprio cérebro.

Todo o conteúdo do Blog da transcrição de áudio.