O que se evitar em uma transcrição?

o que se evitar em uma transcrição de áudio

O que se evitar em uma transcrição?

O que se evitar em uma transcrição? Sim. Temos alguns sinais gramaticais a se evitar.

Devemos evitar usar os seguintes sinais gramaticais:

Ponto de exclamação “…”

Por convenção, não se utiliza ponto de exclamação em uma transcrição de áudio.

Dois pontos “:”

O uso de dois pontos deve se limitar à apresentação do falante. Muitas vezes é necessário separar uma coluna de falantes da fala, através do uso de técnicas específicas de formatação no texto. Assim, recomenda-se a abstenção desse recurso, assim como o “;”.

Ponto e vírgula “;”

Pela mesma razão que o “:”, evita-se utilizar para facilitar o manuseio pelos revisores de um texto que pode exigir separação do texto em colunas por meios automatizáveis.

De resto, não existe muito o que se falar. Devemos ainda evitar a mutilação do texto (supressão de trechos inteiros) ou a descaracterização (trocar palavras em excesso).

Defendemos que quando necessário devemos mostrar onde houve cortes e cortar por exemplo, guaguejamentos, falas repetitivas e cacoetes de fala como “né”, “tá”, “entendeu?”, “viu?”, “vamos dizer assim”, “etc., etc., e etc.”, e outras ocorrências.

Outra sinalização importante é demonstrar onde estamos cortando alguma palavra repetida, isso nas acadêmicas.

Realmente é necessário cortar e editar, mas essa função cabe ao pesquisador, não ao transcritor. Ao transcritor defendemos que ele deve se preocupar em registrar no texto o que ele julgou ter ouvido, tendo exercitado sua intuição de escuta, assim como tendo emprestado a intuição e a pesquisa dos demais membros de seu grupo.

É muito importante que as pesquisas sobre termos desconhecidos sejam feitas pela internet, de forma a dar contexto ao que está sendo digitado ou ditado (transcrição por voz). O importante é tudo. O diabo mora no detalhe, e é no detalhe da transcrição, em suas minúcias é que conseguiremos distinguir palavras parecidas em som, mas com contexto totalmente diferente.

Todo conteúdo do Blog de transcrição de áudio.